quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Notas de imprensa

Com a finalidade de discutir e esclarecer a medida anunciada pelo ME de encerrar as escolas de ensino básico com menos de 21 alunos, a recém constituída Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do concelho de Borba promoveu no passado dia 27 de Julho um debate na Casa do Povo da Freguesia de Orada. Estiveram no debate cerca de quatro dezenas de pessoas tendo-se produzido, alem das dos membros da mesa, uma dezena de intervenções as quais, com algumas diferenças de pormenor, foram unânimes na rejeição da medida que, apesar de no ano lectivo 2010 / 2011 ainda não dever ser aplicada no que respeita à escola daquela Freguesia, os participantes consideram que “ causará impacto negativo para as crianças, para as famílias, para os professores, para as freguesias e para o concelho”.
Segundo os promotores da iniciativa, foram convidados para o debate os deputados eleitos pelo distrito de Évora, mas apenas compareceu o deputado João Oliveira, do PCP.
Refira-se ainda, que na situação considerada pelo ME como susceptível de encerramento, do concelho de Borba, estão as escolas do primeiro ciclo da Orada e da Nora e que a Comissão de Utentes entregou recentemente na Direcção Regional de Educação do Alentejo um abaixo-assinado com mais de 700 assinaturas rejeitando esta medida.

 Artigo extraído de "Brados do Alentejo", Ed. de 5 de Agosto de 2010

1 comentário:

Anónimo disse...

Quero agradecer ao jornal Brados do Alentejo da cidade de Estremoz por ter divulgado a luta que os cidadãos borbenses estão a travar contra o encerramento das escolas da Nora e Orada para o bem dos nossos filhos.

E quero perguntar à Comissão se sabe por que razão o jornal Terras brancas de Borba não publicou nada acerca do assunto.

Espero uma resposta esclarecedora.
Obrigado.

João A.