quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Governo encerra 701 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico

(…) “No Alentejo, das 32 escolas que vão fechar portas, cinco estão no concelho de Odemira e quatro no de Santiago do Cacém.
No Algarve, a região onde vão fechar menos escolas do 1.º ciclo, Loulé é o concelho mais afectado, encerrando quatro estabelecimentos.
O Ministério da Educação anunciou no início de Junho um reordenamento da rede escolar, designadamente o encerramento de cerca de 500 escolas do 1.º ciclo com menos de 21 alunos e a agregação de unidades de gestão (agrupamentos e escolas não agrupadas).
No entanto, em Julho, a tutela somou mais 200 escolas do que inicialmente previu a esta lista, encerrando ao todo 701 já este ano lectivo. Destas, as oito escolas do concelho de Murça vão continuar «em funcionamento até à conclusão do centro escolar», previsto para Dezembro.” (…)

Ver noticia aqui

Consulte aqui Escolas que encerram em todo o país:

Norte
Centro
Lisboa e Vale do Tejo
Alentejo
Algarve

 Entrega do abaixo-assinado na DREA - 15 de Julho
Na sequência do encerramento destas 701 escolas torna-se urgente que as populações intensifiquem o protesto e a determinação em combater esta medida, que apenas visa diminuir custos à custa das populações do interior, condenando-o ainda mais à desertificação. A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Borba considera que o processo de luta encetado pela população não esta terminado - visto termos forçado o governo a recuar no encerramento das escolas anteriormente identificadas no concelho - antes é o inicio de um movimento amplo e determinado na defesa da escola pública e de outros serviços públicos no concelho.
A participação das pessoas do nosso concelho foi, é e será, fundamental para uma comunidade mais interventiva e democrática na defesa dos seus direitos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não entendo por que razão a comissão concelhia do PS, presidida pelo Sr. Ângelo de Sá, decidiu considerar sub-desenvolvidos os mais de 700 borbenses que assinaram o abaixo que, ele próprio assinou, e que foi entregue na DREA a 15 de Julho. Penso que deve ser ele a clarificar esta infeliz afirmação, tanto mais que é o actual presidente da câmara e segundo ele tem tido um papel preponderante na oposição a esta medida - ou não?
Parece estar muito preocupado com os partidos políticos do concelho e pouco com os problemas das populações, prof. seja mais amigo dos alunos, que estes agradecem-lhe.

Anónimo disse...

Qual o vosso endereço electronico?

Cumprimentos
Dinis Silva

comissaoservicospublicosborba disse...

Bom dia Dinis, aqui vai,

comissaoservicospublicosborba@gmail.com