terça-feira, 10 de julho de 2012

NOTA DE IMPRENSA DE 9 DE JULHO DE 2012

A comissão de utentes dos serviços públicos de Borba reunida no passado dia 5 de Julho analisou o contínuo agravamento da situação em torno da prestação de cuidados de saúde na unidade de saúde familiar de Borba, e o pretenso encerramento da Escola EB1 da Nora, na freguesia de Rio de Moinhos.
Apesar da substituição da médica em licença de maternidade por um outro médico, depois de levantado o problema pela Comissão de Utentes, continua-se a constatar a falta de resposta do corpo clinico para fazer face às necessidades dos utentes. Há utentes que esperam cerca de 1 mês e meio por uma consulta. Esta situação tem que ser resolvida, não podendo os responsáveis continuarem a assobiarem para o lado. Constata-se ainda, o agravamento do acesso a cuidados de saúde, quer pelo corte das credenciais de transporte de doentes, no impensável aumento das taxas moderadoras, e na redução da comparticipação nos medicamentos, factos que naturalmente contribuíram para o aumento da taxa de mortalidade verificada nos primeiros 6 meses do ano.
Constatamos igualmente, a decisão do Ministério da Educação de encerrar a escola EB1 da Nora, vergonhosa situação, tendo em conta os enormes prejuízos que trará para os alunos, professores e demais trabalhadores, bem como para a freguesia de Santiago Rio de Moinhos. Mais encargos para os pais, menos qualidade do ensino para os alunos, menos qualidade vida para as populações.
Tendo em conta, este quadro decidiu a Comissão Utentes Serviços Públicos marcar para amanhã (10 Julho), às 17:00, uma acção de sensibilização junto dos utentes, no centro de saúde de Borba, à qual se seguirão mais ações de luta e esclarecimento na luta por serviços públicos de qualidade que sirvam as populações.

Borba, 09 de Julho de 2012

Sem comentários: